23/05/2012 08h00 - Atualizado em 23/05/2012 08h00
Paulo Henrique Ganso não é o único jogador do Santos que desperta a atenção do Milan. À procura de goleiros jovens para substituir Flavio Roma, terceiro arqueiro do clube já no fim da carreira, o time italiano observa de perto Rafael, 22 anos, do Peixe, por meio do consultor Serginho, ex-jogador dos rossoneros. A intenção é lapidar algum novo talento para suceder Abbiati (34 anos) e Amelia (30 anos), atuais atletas da posição.
- Ele é um jogador que está se destacando, tem potencial e está sendo observado, mas não há nada de proposta. O Milan procura um goleiro e ele só está sendo observado, não houve nenhum contato. Há um ano e meio olhamos ele, Ganso e o Neymar, além de outros atletas do futebol brasileiro que se destacam. Daí para ter uma proposta tem uma distância enorme - explica Serginho, que também elogia Arouca, mas não o inclui na lista pelo fato de o Milan já ter muitos atletas na posição.
Por já ter passaporte europeu, Rafael não contaria como extracomunitário no Milan, o que é bom para o clube já abarrotado de estrangeiros. Com contrato até agosto de 2014, o camisa 1 do Alvinegro já recusou ofertas do Palermo, também da Itália, no ano passado, e sempre deixou clara sua intenção de permanecer no Santos.
Responsável por fazer as indicações dos brasileiros aos italianos, Serginho já tem 14 anos de Milan, entre o tempo como jogador (dez anos) e na nova função (mais quatro). Pelo respaldo e confiança depositadas pela diretoria no consultor, a opinião do ex-atleta pesa nas contratações. Para estar perto dos jogadores do Brasil, ele reveza entre Rio de Janeiro e Milão, em intervalos de 15 dias e um mês.
O ex-atleta lembra que Dida, Julio Cesar e Rubinho, entre outros goleiros brasileiros, ajudaram a abrir o mercado dos jogadores desta posição no exterior, agora bem mais atento para este setor no Brasil. Além de Rafael, a jovem revelação do Cruzeiro, Gabriel, de 19 anos, é outro alvo do Milan, segundo a imprensa italiana.
No caso de Ganso, o interesse é antigo e continua existindo. Recentemente, o empresário do meia, Tiago Ferro, da DIS, esteve na Itália, mas o agente garante que não foi para tratar de uma negociação do camisa 10 santista. No passado recente, o Peixe chegou a fazer uma oferta de renovação contratual com salários de R$ 500 mil, mas o "maestro" da Vila prefere não tratar do assunto no momento, pois se diz focado na Libertadores.
- Bem fisicamente, o Ganso é um jogador que chama atenção não só do Milan, como de qualquer clube europeu, pela qualidade técnica acima da média - completa Serginho.
Ganso tem contrato com o Santos até fevereiro de 2015 e multa rescisória avaliada em 50 milhões de euros.
O Santos voltou aos treinos no CT Rei Pelé na manhã desta segunda-feira, já visando o confronto decisivo das quartas de final da Libertadores, contra o Vélez Sarsfield-ARG, na quinta-feira. No retorno, os jogadores realizaram apenas atividades de aquecimento com bola e um treinamento em dois toques, envolvendo nove dos dez titulares de campo e mais três reservas - Pedro Castro, Paulo Henrique e Anderson Carvalho -, além do observador técnico Edinho.
Chamou atenção a ausência do meia Paulo Henrique Ganso, que não participou de nenhuma das atividades da manhã. O jogador realizou trabalho de reforço muscular ao lado de outros reservas. Mesmo assim, o camisa 10 não preocupa e vai para o jogo de quinta-feira. Derrotado na partida de ida por 1 a 0, na Argentina, o Santos precisa vencer por mais de um gol de diferença na Vila Belmiro para ficar com a vaga nas semifinais.
Quem também não esteve no treino - como esperado - foi o zagueiro David Braz. Lesionado no empate sem gols entre o Peixe e o Bahia, no domingo, o defensor foi submetido a exames na noite de segunda-feira, que constataram uma lesão de grau dois no músculo posterior da coxa direita.
O departamento médico do Santos não divulgou o prazo no qual o defensor ficará fora dos gramados. No entanto, a expectativa é de que o jogador só retorne aos treinos após cerca de 45 dias - período semelhante ao que Elano esteve ausente devido à mesma lesão, em outubro do ano passado, durante o Brasileirão.
David Braz foi contratado pelo Santos na última semana, envolvido em uma troca que também trouxe o lateral direito Rafael Galhardo à Vila Belmiro e liberou o meia Ibson para o Flamengo. Contra o Bahia, o defensor fez sua estreia pelo Alvinegro Praiano, tal qual Galhardo e outros três reforços do Peixe - Bernardo, Gerson Magrão e Ewerton Páscoa.